11.12.12

Não sei como ela consegue - Margarida Magalhães



Foto: Catarina Ferreira


Quem conhece a Margarida Magalhães sabe que ela é uma Mom(a)holic de verdade. Conheci a Margarida ainda nenhuma de nós pensava ter filhos. Já nessa altura ela gostava de cozinhar e encher a casa de amigos. Hoje, com 33 anos, é autora de dois livros de receitas, faz uma rúbrica na SIC Radical, cursos de cozinha, filmes para a Nestlé, food styling e escreve para várias revistas. Entre comezainas e iguarias ainda tem tempo para ser mãe de duas crianças lindas(3 anos e 5 meses), estar sempre impecavelmente arranjada e pronta a combinar programas com os amigos. Aqui está como ela consegue:



1. A que horas começa o teu dia? E como?

Levanto-me às 8h00, isto se não tiver um trabalho marcado no estúdio ou noutro lugar, caso contrário levanto-me mais cedo. Primeiro trato de mim e deixo as crianças a dormir mais um bocadinho. Ligo a máquina do café, não consigo sair de casa sem beber um café com leite, e vou tomar banho. Depois tento acordar a minha filha que tem 3 anos e que nunca se deita antes das 22h30, resultado de manhã nunca quer acordar, nem vestir, nem pentear, nem calçar, etc… de manhã em dias de escola, a minha filha M, não quer nada, só quer dormir, brincar e ver a porquinha peppa na televisão ou no "burro", nome carinhoso que a própria deu ao IPAD quando tinha 1 ano e meio.
Então como a M, não se quer vestir arranjo esquemas… que o mano dela vai ficar pronto primeiro que ela… que aquele dia é dia de ginástica ou ballet ou inglês… tudo é pretexto para a convencer a vestir-se o mais rapidamente possível. No caso do cabelo, era um suplício pentear a M, fugia, gritava… até que comprei uma escova mágica a tangle teezer e desde então este processo foi facilitado a 90%…lol!
O M, o meu filho com 5 meses é um santo, acorda e deita-se a rir… visto-o antes de lhe dar de comer, porque caso contrário bolsa-se todo na hora de vestir, quando acaba de comer coloco-o no ovo, ponho "cheirinho" (água de colónia Denenes) a todos, a mim incluído e saímos… isto se a M não se lembrar de fazer uma birra, que acontece dia sim dia não… ou porque quer comer, ou quer levar um brinquedo, ou quer isto ou aquilo… resumindo... por mais cedo que me levante, nunca consigo sair de casa às horas que preciso!!
 

2. E a que horas acaba? Qual a rotina?

Normalmente vou buscá-los por voltas das 17h. Se estiver bom tempo vou ao parque, tenho sempre o saco do parque onde temos baldes, pás, taças, colheres, bonecos, etc… a M adora andar de baloiço, coleccionar pedras, brincar na areia… quanto mais porcaria melhor. Também costumo ir para o rio andar de bicicleta, ver a Torre de Belém, comer um gelado. Mas no Inverno costumo ir para casa, pinto com a M, faço colagens, legos, papinhas… e depois do banho, é sempre hora de ajudar a mãe na cozinha.
Desde pequenina que a M me ajuda a fazer o jantar… nem que seja a salada. Já parte e bate os ovos dela (como qualquer crianças o seu prato preferido é ovos com salsichas ou fiambre), põe a mesa e levanta os pratos.
Depois vem o drama do ir para a cama! Como disse anteriormente fico sempre uma hora a discutir com a M. Primeiro dentes, depois chichi, depois diz-me que tem sede, depois porque quer falar com o pai (sim, neste momento vivo 5 dias da semana sozinha com os meus filhos) ou porque não tem sono… tudo isto depois de eu lhe ter lido pelo menos duas histórias da Bruxa Mimi da Gradiva, uma colecção de livros fantástica, cheia de cores e imaginação.
Ele o M., toma banho ao mesmo tempo que a irmã, bebe um biberon às 20h e pelas 21h está a dormir… acorda no dia seguinte bem disposto, a rir. Graças a deus neste momento dorme toda a noite, porque durante 2 meses não dormi uma noite seguida por causa dos bronquios dele.

3. Trabalhas em casa ou num escritório?

Trabalho metade/metade. O meu trabalho de pesquisa é feito em casa, essencialmente para livros e criação de receitas, mas a minha rotina é diferente todos os dias. O meu trabalho varia todos os dias. Às segundas vou até à Sic, filmar a minha rúbrica no Curto Circuito na Sic Radical e nos outros dias consoante o trabalho, posso estar no estúdio a filmar novas receitas para a Nestlé, ou a fazer show cookings, ou cursos de cozinha ou fotografar campanhas de publicidade ou rótulos de embalagens para as mais variadas marcas nacionais e neste momento também tenho feito alguns trabalhos para Angola.

4. Falas com os teus filhos durante o dia?

Não eles ficam na escola e a não ser que estejam doentes, não falamos. E sinceramente não conheço quem o faça. Se estiveram adoentados costumo ligar para saber como estão, mas caso contrário só os volto a ver ao fim da tarde.


5. O melhor de ser mãe? O mais difícil?

O melhor de ser mãe é aprender a amar e a partilhar o melhor da vida com eles. Mimá-los e proporcionar-lhes tudo o que podermos para nós também voltarmos a ser crianças. Adoro correr com a M., rir com ela e ver que ela com apenas 3 anos já tem tanta coisa para oferecer, que é uma criança feliz, sempre a rir, com um feitio muito vincado, teimosa e obstinada. Tudo isto também torna a tarefa difícil. Nesta fase estou a tentar fazê-la ver que nem todas as pessoas têm o que ela tem, que nem todas as crianças podem comer o que ela come, que não se deita comida fora, que temos sempre de falar aos "crescidos", que os brinquedos são para ser arrumados e cuidados, etc… estamos na fase de impor regras e de a fazer ver que ela não é o centro do mundo.
 

6. Responde em poucas palavras: "Não sei como é que ela consegue"?

Fiquem sabendo que conseguimos tudo… desde que a vontade seja muita, tudo é possível!

Aqui ficam algumas coisas que lhe estão debaixo de olho:




 
. Para todos os dias… Ténis salto alto Nike
. Para sonhar… carteira YSL
. Para sair… sapatos Mango
. Para a pirosa da minha filha, porque só somos crianças uma vez na vida… ténis que brilham da Skechers
. Para a M., um vestido que até eu gostaria de ter… Zara
. Para o M., um luxo 100% confortável… conjunto cashmere Gap
. Para o M. um macaco de malha porque o adoro ver de macacos… Gap

Obrigada por partilhares Margarida! Até breve!
Mom(a)holic

Um comentário:

  1. Parabéns Margarida! És sem dúvida um exemplo a seguir!
    De facto estes anjinhos dão -nos força para tudo...
    Beijinhos e tudo a correr bem!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

botões de partilha