27.2.13

Socorro, o meu filho tem cáries!

E quando as cáries aparecem. O que estamos a fazer mal?

Rita Sousa Tavares, 37 anos, mãe de duas crianças lindas é médica dentista direcionada a crianças, adolescentes e grávidas numa clínica em Torres Vedras que apoia a população carenciada e também numa clínica privada e ensina-nos aqui a tratar dos dentes das nossas crianças, desde bebés.



1. A partir de que idade se deve fazer a higiene oral?
Desde cedo. A higiene oral deve ser iniciada antes da erupção dos dentes. Assim, a criança habitua-se e não reclamará quando os dentes nascerem.
Na higiene oral deve ser considerado o que vai à boca do bebé. As mãos de quem cuida do bebé devem ser lavadas com água e sabão após cada ida à casa-de-banho (principal com água e sabão após cada ida à casa-de-banho (principal forma de contágio dos "sapinhos").
O bebé se estiver habituado a que lhe mexam na boca. Assim conseguirá higienizar facilmente e detectará qualquer novidade boa ou má.

2. Qual os utensílios que se devem usar numa primeira fase? Escova, pasta, fio dentário?Inicialmente, com uma compressa suave molhada ou um dedo muito bem lavado ou uma dedeira pode passar em todo o rebordo da gengiva superior e inferior.
Quando começam a nascer os dentes poderá usar uma escova macia de cabeça pequena (existem várias marcas em Farmácias e grandes superfícies). Na 1ª fase não é necessário usar pasta (habituem-se à escovagem) posteriormente junte pasta sem flúor ou se há cáries em casa uma com 250ppm de Flúor.
Quando os dentes estiverem quase todos erupcionados alguns ficam bem juntos aí deve ser utilizada a fita dentária (há no mercado aplicadores descartáveis de fita muito práticos de usar).

3. A utlização da chucha é prejudicial? Apenas para cáries ou também para a deformação da boca?
A chucha é por vontade dos pais e realmente acalma nas alturas mais necessárias, mas como sabemos pode tornar-se uma faca de 2 gumes.
A força do marketing e a vontade de fazer o melhor pelo filho levam os Pais a comprar chuchas cada vez maiores. O facto de o bebé a perder constantemente faz com que sejam colocadas fraldas e fitas pesadas. Tudo junto altera a estrutura óssea e dentária da boca do bebé muitas vezes de estrutura óssea e dentária da boca do bebé muitas vezes de forma difícil de corrigir.
Para bem do seu filho nada de chucha ou então muitas bem pequenas (tamanho Zero).
Inicialmente a estimulação da saliva com a chucha até poderá prevenir cáries. Mas quando deixam a "chucha grande" a boca não fecha e sempre de boca aberta desidratam-se os dentes aumentando claramente o risco de Cárie. Nesta fase, os ossos podem estar tão alterados que as crianças nem pelo nariz conseguirão respirar em condições, necessitando ser seguidos pelo Ortodontista e Otorrinolaringolista.

4. Quando deverá ser efectuada a primeira visita ao dentista?
Mais fácil por volta dos 2-3 anos. Podendo os Pais iniciar as consultas para controlo/prevenção, ensino das técnicas de higiene e habituação.

5.Quais os alimentos proibidos? Ou que se devem comer com cuidado?
Há alimentos que devido à quantidade de açúcares e suas características são, realmente, de evitar. Gomas, cereais de pequeno-almoço, rebuçados... Petiscar é de evitar!!! E durante a noite nunca.
Tudo o que se cola aos dentes não é muito saudável. Uma dieta equilibrada será sempre melhor.

6. Quantas vezes se deve lavar os dentes por dia? E como se deve ensinar a lavar os dentes?
De manhã e à noite sem dúvida. Após as refeições sempre q possível. Até aos 6 anos as crianças não têm destreza nem o cuidado necessário para uma boa higiene oral, então os dentes devem ser lavados por um adulto e até à adolescência devem ser vigiados. Se à criança sempre foram bem escovados os dentes ela aprenderá por si.

7. É importante fazer limpeza com dentes de leite?
Os dentes de leite darão lugar aos dentes definitivos. A boa higiene e uma boca sem cáries é "meio-caminho" para uma boca saudável na idade adulta.
Os dentes de leite são úteis na mastigação e são também fundamentais na fala e para a estimulação do crescimento dos dentes definitivos além de manter o espaço necessário. Uma infecção num dente de leite pode provocar uma lesão grave no dente definitivo que substituirá.

8. Qual o melhor procedimento se se encontrar uma cárie nos dentes de leite?
Sem dúvida marcar consulta no Dentista ou Odontopediatra

9. É verdade ou mito que os antibióticos estragam os dentes?
Mito! Várias situações se podem considerar: a quantidade de açúcar que existe nos antibióticos (dá-se à noite e não se escovam os dentes), a forma como atacam as bactérias comensais (bactérias protectoras da boca), no entanto é um facto que ninguém tem cabeça para escovar os dentes de uma criança doente.

10. Biberão ou Amamentação?
A amamentação sendo a forma mais natural e económica de alimentar um bebé tem vantagens "inimagináveis". A sucção da mama provoca a estimulação do crescimento natural do maxilar superior e consequentemente do inferior. Por isso antigamente havia menos "dentes tortos"!
O biberão goteja e na mama a criança tem de esforçar-se dando assim o estimulo necessário ao desenvolvimento. Sendo também um leite mais saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

botões de partilha